O Sinal da Cruz deve ser executado antes e ao final de nossas orações, bem como sempre que o cristão quiser invocar sobre si a proteção de Deus. O movimento desenha uma cruz com as pontas dos dedos sobre o corpo.
A mão, quando aberta simboliza as cinco chagas de Cristo. Em outra forma, os dedos polegar, indicador e médio se juntam, com os dedos restantes fechando na mão, simbolizando a Santíssima Trindade.
Primeiro tocamos a testa, dizendo "Em nome do Pai".
Depois abaixo do peito tocamos dizendo "Em nome do Filho".
Depois o ombro esquerdo dizendo "e do Espírito"
Finalizando no ombro direito dizendo "Santo. Amém".
Já a Oração do Sinal da Cruz deve ser rezada sempre ao acordarmos. Ela nos traz a proteção de Deus Pai durante todo o dia, pelos méritos de Vosso Filho Jesus Cristo. Essa é a proteção de Deus ante todo o mal que possa nos acometer durante o dia.
A Oração do Sinal da Cruz também deve ser executada sempre antes da oração do Terço, bem como antes de ler e meditar as Sagradas Escrituras (Bíblia Sagrada).
Oramos conforme abaixo e, em cada símbolo de Cruz, com as mãos desenhamos uma pequena Cruz, seguindo o mesmo movimento do Sinal da Cruz. No primeiro símbolo, o desenho é na testa, no segundo na boca e no terceiro, no meio do peito. Por último fazemos o Sinal da Cruz.
A cruz desenhada sobre a teste pede a Deus a proteção de nossa mente. Sobre a boca pedimos para que ela seja usada para louvar a Deus e fazer o bem. A terceira sobre o coração, para que nele não recaiam maus sentimentos:
"Um coração doce como o de Maria e manso e humilde como o de Jesus."
É tradicional também a versão dessa oração em latim:
Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.
Receba novidades da TerraCotta Arte Sacra diretamente seu e-mail
✔️ Produto adicionado com sucesso.